11.15.2014

Matemática Básica: "crescer o dobro da Alemanha" empobreceu-nos 32 mil milhões de dólares relativamente aos alemães, em 2014.


Matemática Básica: "crescer o dobro da Alemanha" empobreceu-nos 32 mil milhões de dólares relativamente aos alemães, em 2014.
Dizem os jornalistas televisivos que em 2014 "crescemos mais do que a Alemanha". Porque vamos crescer 2% e a Alemanha só vai crescer 1%.
Estamos a falar do PIB de cada pais - Produto Interno Bruto. A riqueza que se produz em cada país anualmente.
Há quem tenha mesmo o desplante de dizer que crescemos, por isso, O DOBRO da Alemanha (Pires de Lima, ministro).
Realmente 2 é o dobro de 1. Mas 2% não são 2. É apenas uma percentagem sobre um valor base. E 2% só seria O DOBRO de 1% se a base a que se referem estas percentagens fossem iguais.
Acontece que a Alemanha produz 16,5 vezes o que Portugal produz. Ver gráficos.
PIB Alemão: 3635 MM$ PIB Português: 220 MM$
Um crescimento de 1% do PIB alemão equivale a 36,35 mil milhões de dólares. Enquanto o crescimento de 2% português equivale a 4,40 mil milhões de dólares. Agora já podemos fazer comparações, porque estamos no terreno dos valores absolutos. O conjunto IN dos Números Naturais - que se trabalha do 1º ao 4º ano de escolaridade.
E então, na realidade, o nosso pretenso crescimento (que é publicitado como o DOBRO do da Alemanha) não passa de 1/8 - UM OITAVO - do crescimento dos nórdicos.
Significa que mesmo com uma taxa de crescimento que é METADE da nossa, eles crescem 8 VEZES MAIS que nós.
Resultado: com este nosso crescimento SUPERIOR ao da Alemanha, ficámos 32 MIL MILHÕES de dólares MAIS POBRES do que eles.

Sem comentários: