8.01.2013

A incrível história da arquitecta Leonor Menezes


A incrível história da arquitecta Leonor Menezes por JoaoTillyAudioVisuais

SEIA - análise política do momento. 31/7/2013

A menos de 2 meses das autárquicas as coisas estão menos definidas do que há 3. Que novidades houve?
1 - Apareceu a nossa página no facebook, o Notícias de Seia, em duas versões - página e página pessoal - que é lida, em média, por 2 mil pessoas por dia, segundo o facebook.
2 - Ocorreu a BTS, em segunda versão.
3 - Os candidatos fazem o que faziam antes: Filipe Camelo faz o percurso das festas, das inaugurações e portanto dos porcos no espeto; e Albano Figueiredo não aparece em lado nenhum. Ou se aparece ninguém o vê.
4 - Os anteriores vereadores do PSD choram por ninguém os ter convidado para nada.

Desenvolvendo:
Não nos fica bem falar do nosso Notícias de Seia, por isso seguimos já para o ponto seguinte.
A BTS - Bolsa de Turismo de Seia - repetiu-se. Este ano teve dois grandes espectáculos pagos e  oferecidos ao povo. E a componente turística.

Sobre esta componente continuo sem perceber o que pretende a organização, ao esforçar-se por promover a nossa Terra junto de quem nunca será nela um turista, pois habita aqui.
Promover as potencialidades turísticas de Seia para os que cá vivem não faz sentido. É o contrário do que se devia fazer. Seia tem que ser promovida FORA daqui, nos grandes Centros populacionais.

Com uma promoção REAL junto do mundo REAL poderemos trazer ao Concelho 20 mil turistas por ano que deixarão aqui cerca de 800 mil euros. Aqui, na nossa economia. Nos nossos restaurantes, bares, lojas comerciais, residenciais e hotel. Só temos um, por enquanto.
Esta edição (BTS) está a ser muito criticada pelos próprios expositores que se lamentam de no pavilhão não ter passado ninguém.
Se isso vos consola, daqui vos digo que tanto fazia. A população que apareceu na Festa era totalmente senense e a maioria nem carro levou para o estacionamento da feira, como se pôde verificar no primeiro dia.

Estacionamento vazio e anfiteatro cheio provam que toda a gente era de Seia e foi a pé. Promoção turística para um público destes é pouco mais que nada.

Os concertos estiveram cheios e foi a eles que a BTS se reduziu. Espero que para o ano que vem o executivo eleito perceba que tem que promover a nossa Terra junto dos turistas e não junto dos locais.

3 - Os candidatos fazem o que já faziam: Filipe Camelo de porco no espeto em porco no espeto e Albano Figueiredo desapareceu de cena. Com menos de 2 meses e 5 voltas ao concelho pela frente, se quiser falar com 30% dele, não percebo o que anda aquela gente do PSD a fazer. Nas festas não aparecem, quando aparecem não falam com ninguém, às inaugurações também não... Ou isto lhes vai correr muito bem ou muito mal. Com esta ajuda agora dos 3 vereadores descartados a virem para a primeira página do jornal local chorar, a candidatura de Albano não fica em melhores lençóis. Os que forem convidados para as listas estão já a ver o que lhes acontecerá daqui a 4 anos...
A página de Albano continua parada em conteúdos e gostos. A de Filipe Camelo mostra as festas e as inaugurações.

O povo percebe bem que o PSD (ainda) não tem mensagem e que a mensagem do PS é festa e continuidade no (visivelmente pouco) que se fez ao longo de 4 anos. Pouco esse que foi insistentemente denunciado por Albano Figueiredo no seu discurso de candidatura. Mas até esse discurso foi banido da sua página oficial. Página essa que mais parece a revista Hola. Fotografias de pessoas e mais fotografias de pessoas que lá estiveram, sendo que grande parte delas nem é de Seia nem vota em Seia.

E agora outra regra básica de borla: fotos de pessoas em pose não dá votos em parte nenhuma do mundo. Mas mais uma vez se verifica claramente que nem o candidato do PSD/CDS nem o seu director de campanha - que ainda é menos conhecido que o próprio candidato, se tal é possível! - fazem a mais pequena ideia do que é uma campanha eleitoral.
Talvez seja uma estratégia nova de campanha: fingir-se de morto. Costuma dar resultado na ascenção nas listas partidárias embora nunca a tenha visto ser aplicada em eleições. Mas estamos sempre a aprender.

Por fim dizer que neste momento é claro que se o PSD tivesse optado por um candidato mais popular ou com maior visibilidade concelhia como Luis Caetano, Tenreiro Patrocínio ou mesmo Nuno Vaz, eu teria muitas dúvidas quanto ao desfecho desta contenda que - a menos que aconteça algum episódio ou escândalo nacional - me parecem favas contadas para Filipe Camelo.

Com isto não estou a apoucar o candidato Albano Figueiredo cujas capacidades intelectuais são bem patentes e cujo diagnóstico do concelho me pareceu bastante correcto.
O problema é mesmo a total falta de notoriedade concelhia. Pura e simplesmente ninguém o conhece. Tenho-o verificado a cada dia que passa. Falo com dezenas de pessoas por dia e percebo que nem os votantes clássicos do PSD fazem ideia de quem seja.
Restar-lhe-ia a ajuda da notoriedade do partido ou da coligação. Ora, é sabido que neste momento essa notoriedade não representa exactamente um benefício para o candidato.

Complementando esta ideia de conforto por parte de um candidato - que tende a desmobilizar o seu eleitorado -  com a ausência de notoriedade do outro - que provoca o mesmo efeito - desta vez poderá acontecer a surpresa de ser eleito um vereador do PCP que, no extremo, até poderia vir a ser o "presidente da câmara" num cenário 3:3:1 
Portanto, mesmo vencendo, o partido que o fizer pode não governar.
Um cenário pouco provável mas ainda assim mais do que há 4 anos.

Claro que ainda faltam 2 meses. Pode acontecer um golpe de teatro, embora eu não imagine qual.

Por outro lado, a única coisa que fragilizará a candidatura de Filipe Camelo é, surpreendentemente, a mexida que ele terá que fazer na sua lista para nela incluir o elemento de S. Romão, Luciano Ribeiro.

Também a decisão de ambos os partidos relativamente à localização da sede da Junta da nova União de Freguesias, entregando a sede de mão beijada a S. Romão - e retirando-a, portanto, a Seia - pode ser um factor de surpresa tanto na Cidade como na Vila.
Pessoalmente considero essa decisão um erro eleitoral crasso. Não se sabe como reagirá a população de Seia que é mais do dobro da de S. Romão. E por certo não entenderá como se "prejudicam" 8000 pessoas para se "beneficiarem" 3500.
E virem com o argumento de que não há prejuízo para Seia porque fica cá um pólo da Junta não colhe.  Porque então, se não há prejuízo nem vantagem para ninguém,  não precisavam mudar a sede da Junta.

Pessoalmente não considero que faça grande diferença o facto de a sede estar num lado como noutro. Mas é um óbvio sinal de medo claramente demonstrado relativamente à reivindicativa população de S. Romão, mostrando simultaneamente uma total indiferença pela eventual reacção dos citadinos. Que pode surpreender.

Portanto, aguardamos mais uma semana. Pode ser que surjam novos elementos que nos permitam analisar novos parâmetros.

Mas por enquanto é só.