6.07.2013

Johann T'Sterklaes Tilly

O ministro amador, os profs distraídos e os sindicalistas profissionais


Deixaram que tudo lhes acontecesse sem um "ai". Que toda a legislação no sentido de lhes acabar com as carreiras fosse publicada sem um pio. Que o ECD fosse alterado por 2 vezes. Que lhes retirassem o vínculo e lhes alterassem os contratos de trabalho. E agora é que protestam.



Entre 2008 e 2010 o anterior governo e Milú Rodrigues fizeram a cama aos profs. E ninguém quis saber.
Durante os episódios das avaliações e da alteração do ECD, os mais velhos perdiam dias em camionetas e viagens para as manifs em Lisboa enquanto os mais jovens lutavam afincadamente nas praias.

Montados em belas máquinas e vivendo em apartamentos domóticos oferecidos pelos papás, as viagens de 100kms por dia para as escolas faziam-se bem. Era tudo uma festa. Chatices para quê?

Hoje estão desempregados. As "bombas" e os apartamentos a serem pagos pelos papás agora reformados cujas pensões são confiscadas mensalmente por um governo salteador.

Os profs com 20 anos de carreira sentem, finalmente, o calor do fogo ateado e mantido ao longo de 3 anos a aproximar-se-lhes das partes traseiras.

E motivam-se no facebook e indignam-se no facebook e vão fazer greve. Pelo menos no facebook. Porque não lhes descontam o dia todo. Só as horas da greve.

E há escalas de greves rotativas às avaliações em todas as escolas. A máquina da reivindicação laboral, que sempre esteve desmantelada, está aí a brilhar, como nova.

E os sindicatos, que há muito estavam totalmente desacreditados pelos professores (que se recusam a sindicalizar-se), percebem, súbita e inesperadamente, que afinal ainda não estão mortos. Num golpe de sorte inexplicável, os profs permanentemente distraídos estão agora com eles.
Há que aproveitar...

É que se Passos se lembrar de retomar a razia que Sócrates provocou ao mandar voltar para as escolas centenas de sindicalistas que não davam aulas há 25 anos... a coisa pode correr mesmo mal para todos.

Japão testa comboio que atinge 500 kms/h


Aqui o primeiro teste com 5 carruagens. Atingiu 501kms/h. A tecnologia é a da levitação electromagnética. O Comboio, em movimento, não tocará nos carris.