4.02.2013

Sabor Serrano - uma marca de Seia


Só o Turismo nos pode salvar

 
 
O Turismo pode ser a nossa salvação. Se não for o Turismo não sei o que será.
Há 2 décadas que o defendo. Hoje toda a gente está de acordo nesta verdade inquestionável.

Muito triste fico ao ver a minha Terra, a jóia da Estrela, ano após ano desperdiçando esta verdadeira galinha dos ovos de oiro que é o Turismo. Mas não o das estradas fechadas e o dos radares na Vila Chã, massacrando todos aqueles que tiveram a boa ideia de nos visitarem e nisso investiram muitas horas de viagem e muito dinheiro num fim de semana em que não chegaram, em 75% das vezes, acima da Lagoa Comprida. 

O que se ganhou "a mais" no Sabugueiro e em Seia vamos pagá-lo nos anos seguintes. Mas muito já o perdemos hoje. Porque no Sábado de Páscoa as estradas estiveram abertas e NÃO HOUVE DIA MAIS FORTE no Sabugueiro nem em Seia. 

Aqueles que defendem que as estradas devem estar cortadas para se "sacar" mais dinheiro e mais rapidamente ao turista, já de si triste por não poder ter atingido o ponto que o moveu a sair de casa, são absolutamente ESTÚPIDOS e NUNCA deveriam ter sido empresários.
Vêem o que ganharam no imediato mas não vêem o que deixaram de ganhar e o que perderão nos próximos anos. Todo este inverno o Centro de Limpeza ROUBOU-NOS o acesso à Torre e a GNR MASSACROU SEM PIEDADE na Vila Chã e na Rotunda do Pingo Doce todos aqueles que nos quiseram visitar. 

Frustrados, sem poderem ter chegado ao sítio onde queriam, sem poderem ter descido a serra por Seia, apanham com coimas elevadíssimas e muitos ficaram sem carta se passaram na recta da Vila Chã a mais de 70 kms/hora - onde se pode andar sem qualquer perigo a 90 kms/h mas o limite é hipocritamente 50. Estes milhares de turistas amaldiçoarão o dia em que tiveram a ideia de vir à nossa Terra. E tão cedo não porão cá novamente os pés.

Infelizmente não temos quem nos defenda. Ao comércio local e ao bom senso. Não temos quem tenha a coragem de apontar o dedo à GNR que, com a sua actuação de cerco permanente e sobretudo nos fins de semana de neve está a ARRUINAR literalmente o Turismo e a economia senense.
O Centro de Limpeza de Neve acaba com o resto. Ao limpar a estrada da Covilhã e deixar deliberadamente as nossas (Sabugueiro e Loriga) cortadas, contribui decisivamente para a Ruína do nosso comércio e do nosso Concelho.

Eu não tenho praticamente nenhum ex-aluno a trabalhar em Seia. Felizmente só 2 morreram e um deles a fugir à GNR. As outras centenas - para não dizer milhares, tiveram que sair de Seia. A nossa Terra está a ser massacrada e arruinada pelo cerco de 15 anos da GNR e pela negligência, para não dizer dolo, do Centro de Limpeza de Neve. Se ninguém mais se revolta contra este absurdo e dramático estado de coisas, REVOLTO-ME EU, que detesto ver a minha Terra a ser rapidamente sangrada e esvaziada a cada dia que passa.