11.25.2012

Em busca de outras Terras...



Existirão outros planetas com as mesmas condições de atmosfera e temperatura que a Terra?
Se existirem é provável que - como acontece aqui - também nesses planetas exista Vida.
E vida inteligente.
Num planeta com uma gama de temperaturas como a da Terra, com gravidade semelhante, orbitando uma anã amarela como o nosso Sol, possuindo uma atmosfera com semelhante densidade e concentrações equivalentes em Oxigénio, Nitrogénio, Dióxido de Carbono e Metano, é muito provável que exista Vida.
Esse é o trabalho de Geoof Marcy que, no Observatório Lick em Monte Palomar, na Califórnia, procura diariamente planetas orbitando estrelas semelhantes ao nosso Sol. E já se encontraram 130...
Se há planetas em órbita de infernos como quasares, porque os não haverá em torno de pacíficos Sóis?

A aceleração do Universo e a "Energia Escura"



De acordo com a teoria do Big Bang, a gravidade deveria desacelerar a expansão do Universo. Mas, em vez disso, a aceleração dessa expansão está a aumentar. O Universo está a acelerar em vez de abrandar a sua expansão. Porquê?
Por culpa da denominada "energia escura" que ainda ninguém sabe ao certo o que é e como se manifesta. Mas que atravessa todo o Universo produzindo este efeito acelerador.
Estamos, como os descobridores do sec XV, a tentar perceber de onde vem esta "energia escura" para explicar a sua interacção com o Universo em expansão.
Um novo satélite - SNAP: Super Nova Acceleration Probe (Sonda de Aceleração de Supernovas) - equipado com um super telescópio espacial será lançado no futuro próximo para lá da nossa Lua para medir a história da expansão do Universo com pormenor e registar o que aconteceu há milhares de milhões de anos em galáxias longínquas (o tempo que a luz demorou a chegar até nós).
Quando o Universo era denso e agregado a gravidade desempenhava um papel principal na sua constituição. Era o factor mais importante e abrandava a expansão. À medida que o Universo se foi expandindo a gravidade foi perdendo a sua importância para a energia escura que se lhe sobrepôs e começou a acelerar a expansão.
Poderemos então perceber o que aconteceu e com que velocidades foi acontecendo.
Este será mais um capítulo importantíssimo na descoberta do funcionamento do nosso Universo.
Que alguns cientistas alegam ser já o terceiro...