9.03.2012

Alberto João leva banho de cerveja!

18 cafés e restaurantes fechados ontem em Seia. O turismo em Seia é já uma miragem

Ao ver tanto café e restaurante fechados ontem, domingo, em Seia, e tendo eu justamente regressado de um, em Oliveira do hospital, que estava a abarrotar, lembrei-me de começar a contar os cafés e restaurantes que ontem estavam fechados na minha Terra. 
E, só ao longo da Av 1º Maio, Praça da República, Av dos BV e na zona industrial, contei 18 restaurantes e cafés fechados.
18!  
A um domingo!
Também é verdade que não se via movimento algum em Seia...

No dia anterior (sábado) tinha ao Sabugueiro onde não se via um carro a passar. Estava tudo absolutamente deserto. E a Albergaria Sra do Espinheiro, anunciada e inaugurada com tanta pompa e circunstância fechada, como sempre... já nem se fala da Estalagem de Seia, fechada há uma década.


Será que os turistas e os emigrantes (que este ano mal de viram) foram todos para a praia? E os próprios senenses? Também foram? Todos, não: vi bastantes no restaurante em OH, ontem...


Há coisas que não têm explicação.
E o que me causa mais espanto é que não vejo ninguém fazer nada em prol do turismo nesta Terra.
Congressos, seminários, colóquios... não chega.


Vou começar a revelar aqui alguns projectos que apresentei a este e ao anterior executivo para a captação de turismo para Seia e para a nossa região. Custavam praticamente zero. Meia dúzia de tostões, alguns... Outros custariam ZERO mesmo. 
Não tiveram provimento até hoje, embora nunca tivessem sido recusados e, entretanto, 4 anos depois, outros, noutras terras, se estão a lembrar do mesmo e avançam nesse sentido.

Só não o faço agora porque alguns deles ainda estão em análise junto dos parceiros envolvidos. Mas posso adiantar que um deles - que ainda está em análise - levaria a imagem de Seia e dos seus produtos a 2 milhões de turistas / ano. 

4 anos depois, nada se fez. Já se perdeu visibilidade junto de milhões de pessoas. Se apenas 1% delas decidisse vir visitar-nos já se teriam ganho dezenas de milhares de turistas. Muitas centenas de milhares, ou mesmo 1 ou 2 milhões de euros poderiam ter ficado aqui e não ficaram. Muitos empregos se poderiam ter mantido e não mantiveram. Muita gente poderia ter ficado em Seia e teve que emigrar.


É isto o que eu não compreendo.
É que não se vê rigorosamente nada, a não ser o tempo a passar e o despovoamento galopante desta terra.
Seia é uma sombra do que já foi - há pouco tempo - em termos de movimento comercial.

Voltaremos a este tema.

ESTATÍSTICAS: 1,3 milhões de visitas no meu canal no Youtube... e mais de 1 milhão de paginas vistas neste blog




Com quase 10 anos nesta vida, é tempo de começar a fazer o ponto da situação.

Estes são os números actuais não contando com os 2 meses em que tive que mudar de endereço do blog e não houve contagens.
544 mil visitas e mais de 1 milhão de páginas vistas.

Só agora está a começar a voltar ao normal que era de 300 e tal visitas, 550 páginas / dia. Ainda só vou em 200/300 neste novo endereço.

Ainda hoje os principais blogs que tinham links para o meu se referem ao blog antigo... mas com o tempo eles actualizarão. Penso eu...

O maior problema é a recuperação de mais de 5 mil textos que tinha no blog antigo. Tenho o ficheiro em html mas estamos a falar de uma tarefa que vai demorar anos...

No canal, este ano a média é de 1830 / dia.
Endereço do canal:   www.youtube.com/joaotilly

O 10º aniversário deste blog (e foi mesmo este endereço o inicial, depois é que mudei para o weblog) ocorrerá no dia 22/11.
Se lá chegarmos... prometo uma surpresa aos meus leitores.

Justiça portuguesa: o entalanço e as baratas tontas




No início do ano judicial aí estão os escândalos e as prescrições do costume:
Vara entala o sucateiro, Isaltino entala a própria justiça,  Duarte entalou a velha e está entalado mas não pelo homicídio de que é acusado no Brasil, o Freeport volta à estaca zero, e Portas com 2 submarinos no sapato - depois dos Helicópteros (já ninguem se lembra do escândalo dos helicópteros que custaram centenas de milhões e não voavam porque se esqueceram de comprar as peças sobressalentes, que custavam outro tanto!).
Para compor o panorama as duas baratas tontas da nossa praça judicieira: a ministra quer dar o tacho inútil de procuradora a (Cândida Almeida) quem AME o Ministério Público!...
E a outra coitadinha (CA), que passa a vida a pedir que lhe respondam aos emails(!!!) em vez de obrigar os colegas da Alemanha a responder, ri-se e diz que até tem vontade de os mandar a outra parte. E o tempo a passar e Portas a rir-se, tal como já Sócrates se riu.
E é assim que são geridos os mais sérios assuntos de Estado em Portugal.
Com estas duas baratas tontas ou galinhas chocas, se preferirem, como protagonistas.

Revista de imprensa

E até 2030 acabam as pensões de vez. E as reformas ficarão ao nível do ordenado mínimo.
Excepto para os políticos, claro.
Portanto é absolutamente indigno que os portugueses continuem a ser obrigados a descontar ao longo de 45 anos para depois virem a receber uma côdea.


Um dos negócios mais fraudulentos que conheço. Nem as câmaras de vigilância servem para coisa nenhuma, quando há assaltos, nem os alarmes.
As sirenes fazem barulho mas ninguém vem, sequer à janela.
Mas o povinho gosta de ser enganado... toca a comprar.



Este é provavelmente o único país em que o Ministério Público insinua coisas. Quando se trata de caça grossa ou não investiga ou,  se investiga, não consegue (ou não quer) provar nada.
Se for um desgraçado que cometa um delito menor é apertado e perseguido até mais não. Cada um tem o que merece.