4.07.2012

100 anos do naufrágio do RMS Titanic




Uma breve história da primeira e última viagem do Titanic, o navio alegadamente inafundável.
Mas tal como as torres gémeas em NY "podiam resistir até a choques de aviões", o Titanic não resistiu a um mero iceberg que nem sequer era muito grande.
Estava, de facto, mal construído.
Uma vez inundados 3 dos 8 grandes porões, o afundamento seria inevitável e o processo irreversível mesmo que se conseguisse estancar a entrada de água, como mais tarde se demonstrou e aparece reflectido no filme de James Cameron de 1997.
Os destroços seriam encontrados apenas em 1985 numa expedição liderada por Robert Ballard, responsável também pela descobertta do mítico Couraçado Bismark - o mais perfeito vaso de guerra da 2ª Grande Guerra, afundado ao fim de 3 dias por uma armada e esquadra aérea aliadas.


Photobucket

RMS Titanic


Photobucket

O iceberg fotografado no dia seguinte pelo imediato do RMS Titanic


Photobucket

Robert Ballard descobriu o RMS Titanic por acaso quando mergulhava o seu submarino remoto a 4000 metros de profundidade. Ao contrário do que se diz era impossível que ele estivesse lá dentro. Um submarinos convencional tripulado não desce abaixo dos 300 - 400 metros. Submarinos protótipo desceram a 2000 pés - 660 metros - por curtos períodos de tempo. Um tripulante respirava a 1 atmosfera para evitar a descompressão.
Neste caso tratava-se de um submarino sonda telecomendado equipado com câmeras que resistem às incríveis pressões que se verificam a essa profundidade.


Photobucket

Ginásio do RMS Titanic


Photobucket

O andar superior das célebres escadas que davam acesso ao Salão Nobre e ao restaurante à La Carte


Photobucket

Dimensões comparadas do RMS Titanic


Photobucket

Edward J Smith - comandante do RMS Titanic

Photobucket

Ilustração do naufrágio nos jornais da época

Photobucket

Destroços encontrados por Ballard em 85


Photobucket

Rota do RMS Titanic na sua viagem inaugural


Photobucket

Titanic ainda em construção nos estaleiros de Belfast - Irlanda. Companhia proprietária: White Star


Photobucket

Hélices propulsoras e direccionais do Titanic. Atente-se na dimensão do operário para se ter uma ideia da dimensão dos propulsores


Photobucket

Planos do Titanic


Photobucket

Célebres escadas


Photobucket

Vista em corte


Photobucket

Restaurante À La Carte


Photobucket

Um salva vidas. Só havia 22. Davam para pouco mais de metade dos passageiros




Os segundos fatais - NET GEO


Aquela que seria uma boa notícia


Photobucket

Revista da imprensa


Photobucket

Isto já não é notícia. Nem percebo porque é que ainda é referido. O regulador não existe e as petrolíferas fazem o querem e lhes apetece. Podiam aumentar já a gasosa para 2 euros. Ninguém reclama nem parte nada em Portugal e toda a Europa já o sabe. Aqui chamam-lhe civismo mas é claro que isto se chama conformismo acéfalo e cobardia congénita nas restantes partes do mundo.


Photobucket

Medeiros Ferreira sabe do que fala. Este país são, de facto, 2. O dos pobres e o dos bandidos. Aqui só há pobres (se comparados com os demais povos desenvolvidos da Europa) e bandidos. Não há mais nada.


Photobucket

Medina Carreira continua a ser dos poucos que diz a verdade sem papas na língua. O seu ordenado não depende do estado nem de nenhum grupo económico que dele seja sanguessuga.
Mas com esta frase eu não concordo. O Estado social - rendimentos mínimos, subsídios de desemprego, pensões, SNS, Ensino e Justiça colapsarão em menos de um ano se tudo continuar como está. Já hoje não há dinheiro para nada e as pensões e reformas não se aguentarão mais 1 ano a este ritmo alucinante de crescimento do desemprego e falta de encaixe fiscal.
Ninguém paga impostos voluntariamente e a economia paralela prolifera.
É, aliás, a única forma de sobrevivência das pequenas empresas.
Neste momento, que é surreal, é a economia paralela que vai aguentar o país por mais 1 ano ou 2. Se as empresas pagassem os impostos devidos teriam que fechar imediatamente lançando no desemprego mais umas centenas de milhares de trabalhadores.
De qualquer forma os milhões que o estado arrecadaria iria desbaratá-los no BPN e nas PPPs portanto, pelas razões apontadas, eu acho que é bem melhor assim.


Photobucket

Passos e Cavaco são lixo do mesmo contentor. O ano passado gritavam contra Sócrates porque o povo não podia aguentar mais e não se poderia esmagar mais a classe média. E afinal fez o que Sócrates não ousaria, colocando já meio país a pedir o seu regresso (o de Sócrates).
O povo tuga não reage a nada. Portanto, à semelhança das petrolíferas, Passos poderia anunciar neste momento que os funcionários públicos serão roubados em 50% do seu salário a partir de amanhã, que nada lhe aconteceria.
O que não quer dizer que - como bem avisa Marinho Pinto - algumas franjas da população mais desfavorecidas e desesperadas (e outras mais roubadas) não cometam pontualmente alguma loucura.
Não é de descartar essa hipótese cada vez mais provável...


Photobucket

A RTP e o governo mostram a todos os portugueses que afinal a crise não existe. Só existe para os pobres e para a classe média. Os ricos serão cada vez mais ricos... com o dinheiro roubado aos pobres.


Photobucket

Aqui se prova a estupidez e a incompetência da nossa governação (e da troika também, já agora). O mesmo aconteceu na Grécia.
Antes estávamos muito mal e depois da "ajuda" ficámos... pior.
Se não fosse tão dramático e não mexesse com a vida de milhões de portugueses dava vontade de gargalhar.


Photobucket

Este é que devia ser o nosso Primeiro Ministro. Dos poucos políticos que não mente e chama os trafulhas dos colegas de partido de trafulhas. Por isso nunca terá um partido - constituído por uma esmagadora maioria de pulhas e de religiosos mentecaptos - do seu lado.
Mas diz a verdade. A nossa missão é impossível e já toda a gente na europa inteira - incluindo Passos, que ainda ontem o confessou - o percebeu