11.07.2003

Historinhas do trânsitozinho

Todos os dias há histórias geniais sobre o trânsito caótico no centro da cidade. Ainda bem.
Vai-se a gente entretendo, que os taxistas também não podem estar a olhar para o ar tantas horas sem fazerem nenhum.
À hora de almoço e ao fim da tarde - as horas de ponta em Seia - quem vier da Praça da República para o Largo Marques da Silva bem pode ir colocando a cassete anti-stress ou pode ir lendo o jornal, que aqueles 200 metros não se fazem em menos de 10 minutinhos, bem medidos.
Se comprar um dos 3 diários desportivos portugueses na Crisfal, à Havaneza já o tem todo lidinho. Entrevistas aos vizinhos dos jogadores e tudo.

A PME - Polícia Municipal de Estacionamento - ou não está por perto, ou está cá ao fundo à paragem dos taxis em amena cavaqueira, completamente alheia ao que se passa, para não aumentar os níveis de ansiedade dos condutores.
Só depois de se começarem a ouvir os costumeiros buzinões contínuos, se desloca, calmamente, por entre as viaturas a tomar conta da ocorrência.
Há dias, um GNR dirigiu-se a um automobilista que apitava, nestes termos: "se não fosse esta farda, dava-te já um tiro". Foi lindo.
O automobilista pode fazer quase tudo, enquanto espera para chegar ao Largo.
Pode ouvir rádio, trautear o rancho folclórico de Carrazedas de Ansiães, pentear-se, colocar batôn, ler o tal diário desportivo, mas não telefonar, que isso é que não pode ser. Bem se vê.
"O sinhor condutor vinha a telefonare e já sabe que não pode telefonare".
Mas pode desenvolver muitas outras actividades: conduzir só com uma mão, fumando, ou segurar qualquer outro objecto, desde que não seja um telefone.
Pode também atrapalhar completamente o trânsito, desde que tenha o cinto devidamente colocado.
- "O cinto...? Olhe o cintinho..." Bem, bem!

... e na Guilherme Correia de Carvalho

Cá em cima, é que a coisa também não está fácil.
Os carros lá vão entrando na circular interior, a custo, mas é tarefa Scolariana dela se livrarem à hora da saída.
Toques para aqui e para lá, mais um pára-choquezinho, e mais meio reflector, um furito num farol, meia de buzinadelas, lá se vai levando a coisa.
A circular é pequenina e os carrinhos são mais que muitos, o que quer dizer que os senenses andam folgados de finanças e estão como os Ruis Velosos (o músico, e o outro): têm todo o tempo do mundo.
Ora...

A blogmania chegou a Seia

O aparecimento de um blog anónimo está a agitar a confusão informativa que se instalou desde a demissão do director do Porta da Estrela.
Para quem não sabe, existem neste momento 2 publicações principais em papel no Concelho de Seia. O jornal Porta da Estrela, com 25 anos de uma vida instalada, ultimamente mais irreverente, pelos vistos, do que os seus proprietários desejariam, e uma outra publicação por fora parecida com um brilhante folheto de hipermercado mas que é, afinal, uma divertida revista mundana recheadinha de artigos de opinião, cujo nome não me ocorre de momento.
Havia um terceiro jornal, o Notícias da Serra, com uma linha editorial muito próxima da do anterior, a dizer sempre o melhor possível de todas as pessoas consideradas importantes (pelo editor) em Seia. Nunca mais se viu.

Agora apareceu um blog, convenientemente anónimo, a fazer exactamente o contrário.
A zurzir em tudo e todos numa prova mais que evidente que um exagero tende sempre a ser substituído por outro.

Um blog que, estou mesmo a ver, me será fatalmente atribuído, por mais que me tente desmarcar do pântano da estagnação e maledicência encapuçadas senenses.
E daí, talvez não. Ao fim e ao cabo o povo já vai reconhecendo o meu incipiente estilo e pode ser que escape desta.
De qualquer modo, é óbvio que nunca escreveria nem apadrinharia nada que fosse anónimo, por definição.
O combate ideológico faz-se dando a cara e não por qualquer outro processo.
Registe-se a intenção do promotor que parece ser apenas a de denunciar escândalos em Seia.
Tratar-se-á, portanto, de um "Crime" ou um "Sun" local.
Registo e agradeço também ao editor do referido blog a prontidão com que retirou, logo que lho solicitei por email, o meu texto sobre a demissão do director do PE . Registo o seu pedido de desculpas por este "abuso" e a promessa que tal não voltará a acontecer.
É preciso que se entenda que é tão importante o que se escreve como o suporte onde se escreve. Da mesma forma que nunca permitiria que um texto meu fosse transcrito numa revista mundana, também o não poderia permitir num blog totalmente anónimo.

Terá sucesso uma tal publicação electrónica com estas características de anonimato e incontenção?
É bem capaz, porque a falta de soluções para os problemas e a ausência de propostas alternativas para os resolver facilmente resulta no ataque cego e pessoal a quem está no poder. E o povão adora sangue.

(também) Para que não me confundam com estas guerras de puro terrorismo jornalístico, decidi criar o meu próprio blog. Com o meu nome e assinado por mim. Pronto. Já está.

A criação deste meu blog, que estava na forja há tempos (como milhares de outros projectos que nunca de lá sairão) acaba por ter sido precipitada por este acontecimento. Irrita-me que me atribuam, com alguma naturalidade, coisas que nunca seria capaz de fazer.

Aqui - no MEU blog - escreverei e arquivarei o que penso sobre Seia e o país, entre alguns outros devaneios que espero não serem demasiados. Sem censura. Porque no MEU blog quem manda sou eu.

Existe há meses um blog que pretende abrir uma discussão alargada e séria sobre diagnósticos, comentários e propostas sobre a vida em Seia. Como não é anónimo, ninguém lá escreve.

http://seia.blogspot.com
Ainda vamos a tempo?